
Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Escroque em Cuiabá, com o intuito de encontrar documentos falsos, objetos e equipamentos usados na falsificação, a fim de evitar a prática de novas fraudes contra a Caixa Econômica Federal. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diferentes locais da capital mato-grossense, um deles no Bairro Jardim das Palmeiras, região do Coxipó.
As investigações começaram em abril de 2022 após uma denúncia de uma correspondente da Caixa Econômica Federal, que relatou sucessivas tentativas de obtenção fraudulenta de créditos consignados por meio da apresentação de holerites de servidores públicos estaduais falsos. O inquérito policial apura crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), falsificação de documento público (art. 297 do CP), falsificação de documento particular (art. 298 do CP) e estelionato majorado (art. 171, §3º do CP).
O nome da operação, Escroque, remete ao indivíduo que se apropria de bens de terceiros por meio de manobras ardilosas e fraudulentas.