Wilson Santos solicita suspeição de membros da Comissão de Ética após ser expulso

Essa decisão ocorre após Wilson ser afastado da Comissão, a pedido de Cattani, que alegou suspeição do parlamentar, alegando que ele estaria envolvido no caso

O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, planeja apresentar uma representação ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, solicitando o afastamento dos deputados Elizeu Nascimento, do PL, Júlio Campos, da União, e da deputada Janaina Riva, do MDB, do processo envolvendo Gilberto Cattani, do PL, na Comissão de Ética do Legislativo.

Essa decisão ocorre após Wilson ser afastado da Comissão, a pedido de Cattani, que alegou suspeição do parlamentar, alegando que ele estaria envolvido no caso.

Wilson afirma que está solicitando a suspeição de Janaina Riva e Júlio Campos porque os dois já expressaram suas opiniões antecipadamente, ao afirmarem que o caso não seria motivo para cassação.

Gilberto Cattani está sendo investigado por quebra de decoro parlamentar, a pedido da Defensoria Pública e da seccional Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"Meu requerimento será protocolado ao presidente Eduardo Botelho para que a deputada Janaina e o deputado Júlio Campos sejam considerados suspeitos, pois ambos já anteciparam seus votos", disse Wilson.

Quanto a Elizeu Nascimento, Wilson afirma que ele não poderia participar do julgamento do caso por ser do mesmo partido do investigado.

"Nosso regimento interno não aborda esse assunto, mas na Câmara Federal, deputados do mesmo estado e do mesmo partido do investigado na Comissão de Ética são proibidos de atuar. Como nosso regimento não trata disso, precisamos nos espelhar na semelhança do caso, que é a Câmara Federal. Portanto, também pedirei a suspeição de Elizeu", explicou.

Durante a reunião de quarta-feira (21), a Comissão de Ética aceitou a denúncia contra Cattani e afastou Wilson Santos por 3 votos a 2. Com a suspeição de Wilson, o suplente Diego Guimarães, do Republicanos, assume a vaga de titular. Se o pedido de Wilson for aceito, os deputados Dr. João, do MDB, Cláudio Ferreira, do PTB, e Paulo Araújo, do PP, também assumirão o caso.

"Agora se abre o prazo e o corregedor deseja primeiro ouvir a acusação, que é a Defensoria Pública e a OAB, o que deve acontecer nos próximos dias", explicou Janaina, presidente da Comissão de Ética. Segundo ela, o corregedor deve agendar as audiências para ouvir a parte acusadora até o final do mês.

Além de responder na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar, o deputado também está sendo investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), tanto na esfera criminal quanto na civil.

Cattani vinha fazendo uma série de declarações polêmicas e gravou vídeos em que ironiza comentários sobre mulheres. Sua publicação mais recente ganhou destaque nas redes sociais, na qual o deputado bolsonarista se desculpa sarcasticamente com vacas após ter feito um comentário anterior comparando a gravidez das mulheres com a dos bovinos.