Realizada a primeira cirurgia robótica por urologistas em MT

A cirurgia robótica foi introduzida no Brasil em 2008

Na terça-feira (18), urologistas da Clínica Litocenter realizaram a primeira cirurgia robótica em Cuiabá, no Hospital Santa Rosa. O procedimento foi feito em um paciente com tumor renal, utilizando a nova tecnologia que oferece vantagens como maior precisão, menor invasão e uma recuperação menos dolorosa.

O médico urologista Felipe Bouret, um dos responsáveis pela cirurgia, destacou os benefícios da cirurgia robótica. Ele mencionou que é um procedimento menos agressivo, com menor tempo de internação e recuperação, além de menos dor no pós-operatório. Bouret também ressaltou que o sangramento e o tempo da cirurgia são reduzidos em comparação com a videolaparoscopia convencional.

A cirurgia robótica foi introduzida no Brasil em 2008, e a urologia tem sido uma especialidade pioneira nesse tipo de procedimento, especialmente no tratamento do câncer de próstata e rim. Segundo o médico Valter Gouvea, que também participou da cirurgia, a tecnologia robótica oferece a vantagem de detalhamento preciso da anatomia onde a intervenção é realizada, preservando estruturas e removendo o tumor de forma precisa.

Os urologistas Felipe Bouret e Valter Gouvea fazem parte do corpo clínico da Litocenter, centro de diagnóstico e tratamento urológico pioneiro em Mato Grosso, com 30 anos de experiência. A clínica possui parceria com a assistência urológica do Hospital Santa Rosa. Além disso, os médicos Rafael Amaral, Ricardo Juveniz, Carlos Bouret, Rubens Abreu e Thiago Rachid também estão envolvidos na realização de cirurgias robóticas.

Cuiabá agora faz parte do grupo de capitais que possuem a tecnologia robótica, com um total de 103 robôs no Brasil. Nesta quarta-feira (19), a equipe da Litocenter realizará outra cirurgia inédita no estado, desta vez em um paciente com câncer de próstata.