O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, não descarta uma chapa para 2026 com o senador Wellington Fagundes (PL) candidato ao governo, tendo o atual governador Mauro Mendes (União) e o deputado José Medeiros (PL) como candidatos ao Senado.
Segundo ele, é possível a aliança, desde que Mauro reveja a posição do União Brasil, que hoje é base do governo do presidente Lula (PT).
“É possível sim. Ele é fortíssimo candidato. Podemos estar junto, e ele é da direita e tem que vir com a gente. [Mas] ele vai ter que resolver isso”, disse o Costa Neto nesta sexta-feira (6) durante a posse do deputado Abílio Brunini como presidente municipal do PL na capital.
O presidente do PL de Mato Grosso, Ananias Filho, também demonstrou que seja possível, porém, condicionou a aliança com um possível afastamento de Mauro com o governo Lula. “Vai depender do comportamento e do partido dele”, disse.
A declaração acontece em meio a decisão da legenda em firma apoio a Medeiros para o Senado em 2026. A sigla, que estava no palanque do governador no ano passado, também espera manter uma boa relação com o governo, porém, pretende não ficar ‘se oferecendo’.
“Ele que tem que ter uma relação boa com o PL. Isso tem que partir dele. Nós temos metade da bancada federal muito forte trabalhando para conseguir as coisas para cá. Nós podemos estar juntos na próxima eleição”, afirmou Costa Neto.
Segundo Valdemar, o PL pretende ampliar sua base no Estado para se fortalecer para as próximas eleições. Tanto, que defende que a sigla lance o maior número de candidaturas a prefeito no Estado.
“Nós precisamos hoje é melhorar a nossa base municipal porque na federal nós já temos a metade da bancada federal e temos um senador e destaque lá em Brasília e tá que renovou o seu mandato. Agora nós precisamos acertar a base municipal para podermos enfrentar o Governo do Estado, para podermos enfrentar o Senado. O Zé Medeiros está se preparando para isso também, para enfrentar o Senado e são duas vagas. Nós temos muita coisa para compor para frente e temos um pessoal qualificado para isso”, finalizou.