Conheça o município goiano que é a terra oficial de Leandro e Leonardo

Entre o tomate, a música sertaneja: essa cidade fez história

Nem todo mundo sabe, mas há poucas dezenas de quilômetros de Goiânia está uma cidade pequena de grandes histórias: Goianápolis, município com 13.967 habitantes e área territorial de 166,642 km².

É lá que nasceu a dupla sertaneja Leandro e Leonardo, artistas que durante décadas embalaram o Brasil inteiro, mas cujas raízes continuam firmes no chão do tomate, na terra seca de Goiás.

Goianápolis se situa na Região Metropolitana de Goiânia, a pouco mais de 30-33 km da capital estadual, fazendo divisa com municípios como Anápolis, Leopoldo de Bulhões, Terezópolis de Goiás.

A proximidade com Goiânia facilita o contato de quem vive ali com oportunidades culturais, mas ao mesmo tempo preserva uma intimidade de cidade menor, com identidade própria.

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recentemente a população estimada para 2024 já chega a 14.555 pessoas.
 

Conheça o município do lado de Goiânia, conhecido como a terra do Leandro e Leonardo




Entrada do município de Goianápolis. (Foto: Reprodução)


O nome “Goianápolis” já sinaliza algo dessa localização entre os pólos: “Goiânia + Anápolis” refletem que a cidade foi formada entre influências dessas duas metrópoles.

Sua emancipação ocorreu em 14 de novembro de 1958, e desde então a agricultura, especialmente a produção de tomate, marcou fortemente a economia local.

Em um passado não tão distante, Goianápolis produziu mais de 20 mil toneladas de tomate, hoje esse número caiu bastante, para menos de cinco mil toneladas anuais, segundo reportagem do diário local Diário da Manhã.